Qual é a franquia ideal para você?

Em meio a tantas opções de franquias no mercado, é comum ficar em dúvida com relação ao segmento de franquia escolhido. Trabalhar com vendas, publicidade, prestação de serviço, ramo alimentício e escolas de idiomas são apenas algumas das alternativas. Essa indecisão acontece até mesmo quando já se tem a certeza que se deseja investir em franchising. Pois é mais simples decidir isso, do que realmente escolher um segmento para investir capital. Mas, para isso, você pode contar com duas grandes dicas para decidir qual é a franquia ideal para você.

A primeira grande dica é decidir de acordo com o que se gosta de fazer. Isso pode se relacionar ao simples fato de aprovar o produto ou serviço. Além disso, é possível determinar isso de acordo com atividades que são prazerosas para a pessoa. Como se pretende trabalhar com essa função, é necessário que o empreendedor se sinta bem em atuar naquela área. Caso contrário, trabalhar seria algo tedioso, desmotivador e estressante. Porém, quando se tem afinidade com o segmento, tudo fica mais fácil. Desde o desenvolvimento como profissional até a ligação do empresário com os clientes e consumidores.

O mercado está pronto? 

Essa é outra grande resposta que merece atenção. Claro que gostar da atividade é importante, porém, isso não é o bastante. Saber se o mercado está pronto para receber aquela franquia é fundamental. Isso está ligado a aceitação do público com aquele segmento e marca. Dessa forma, é necessário analisar a concorrência. Se existe uma concorrência muito grande naquele segmento, talvez não seja uma boa aposta investir, pois um excedente pode fazer a empresa ser apenas mais uma.

Por outro lado, se não existe concorrência, o empreendedor pode ver como um alerta. Pois, nesse caso, pode ser que outros empresários tenham testado o negócio e comprovaram que não deu certo. Ou esse fator pode indicar também que há chances de dar errado, pois ninguém ainda “se arriscou” e o empreendedor não tem referencial. Por último, é interessante fazer uma pesquisa de mercado para conhecer se o público iria gostar ou não daquele serviço ou marca. A partir disso, é possível que o empreendedor comprove a aceitação do público ou que julgue necessário fazer pequenas alterações, com o objetivo de conquistar mais clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *